sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Baptizein

Os católicos e imagino que também os evangelhos dizem que as crianças devem ser batizadas mesmo sem entender o que isso significa. É uma forma de reconhecer, insconscientemente, a existência de Jesus e os seus ensinamentos. Eu que nunca fui muito afeito a religiões, discordo dessa premissa mas ao mesmo tempo respeito quem a segue. O Batismo vem do grego "baptizein", que quer dizer "mergulhar na água". A água, portanto, é o elemento fundamental do batismo.

Bom, esse nariz de cera todo foi para dizer que Vinicius será batizado no próximo domingo. Isso mesmo. Sem entender nada do que está acontecendo, ele terá a cabeça molhada por um padre que nós nunca vimos na vida e que falará palavras da Bíblia que justificam o ato de entrega. É como se os pais entregassem o pequeno a Deus. No futuro próximo, ele próprio, assim como eu, poderá discordar de tal decisão de sua família. Mas aí já estará feito e ele não será mais pagão, termo que provoca ojeriza a seus parentes católicos.

Sinceramente, não acredito que o simples gesto e o milenar ritual trará diferença ou fará dele um homem melhor ou pior. Somos aquilos que acreditamos ser, moldados pelas nossas experiências e pelas pessoas que passaram por nossas vidas com seus aprendizados. Isso sim faz a diferença. Seremos melhor ou pior a depender do que passamos nas nossas vidas. E é, claro, que a índole e a genética jogam um papel muito importante nisso tudo. Portanto, é nisso que acredito.

Mas vou lá, estarei lá presente. Irei presenciar o primeiro contato do pequeno com os religiosos. Aqueles que nos prometem a vida eterna no reino dos céus.

1 comentário:

  1. Imagina que tive as mesmas dúvidas em relação aos meus filhos e netos? Prefiro deixar de lado as interrogações filosóficas e prestar atenção no ritual, no templo, nas pessoas de fé, nos que transbordam afeto. Esses momentos, independente de seita e crenças, são belos e bons. Mal não fazem. Salve Vinícius! Ana De Biase.

    ResponderEliminar